terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Primeira Impressão

Río de la Plata


Chegamos à Montevideo e a primeira impressão que tenho é a de que a cidade lembra-me muito de Santos, no litoral paulista. Não sei por que esta foi a impressão que bateu-me, ou abateu-me. Talvez por seus edifícios de tamanho mediano, suas ruas arborizadas e seu calçadão sem fim margeando o rio-feito-mar. Talvez, principalmente, porque haja este rio que mais parece ao mar por seu tamanho sem fim para os nossos olhos; o Rio da Plata neste ponto parece muito maior do que nossa imaginação para rios pode prever. Se não fosse por suas águas escuras e por sabermos que ainda não estamos defronte do oceano que nos aguarda alguns quilômetros adiante, não fosse por isso, poderíamos crer, cegamente, que estamos defronte a um mar.

Lembrei-me do Tejo, que não tem estas águas escuras de terra como o Rio da Prata, mas que também tem suas pretensões à mar. O Tejo apresentou-se lindamente para mim, há um ano, com suas águas azuis e cheias de história e estórias. Rio donde saíram as caravelas que nos descobriram, rio que se debruça sobre o mar e que parece por ele ser recebido de braços abertos convidando-o a navegar por suas águas. Vendo o Tejo chegar ao Atlântico, compreendi porque parecia tão necessário aos portugueses navegar.


Lindo, também, se apresenta hoje este rio latino e imponente, cheio de praias e barcos. Rio que separa Montevideo e Buenos Aires, disso eu sei. No entanto, ainda não sei o quê este rio me fará compreender. E por isso, assim que me vi cara a cara com ele, estiquei o pescoço e apertei os olhos para ver se conseguia, com um esforço tamanho, enxergar o país que fica do lado de lá do rio. Claro que não vi nada além de água, céu e nuvens que mais pareciam montanhas a margear o rio. Apenas na imaginação e nas lembranças Buenos Aires está presente e, por isso, posso vê-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário