domingo, 22 de janeiro de 2012

Perfeito da Janela para Dentro


Domingo pela manhã e o mundo parece perfeito, ou quase isso, da minha janela para dentro. As meninas, duas cachorras e a passarinha assassina que estão comigo, e eu estamos bem. Elas alimentadas e preguiçosas, eu ouvindo os Beatles ao lado de uma grande quantidade de café que fiz. Só hoje pela manhã me dei conta de que a tal dor de cabeça que me acompanhou ontem o dia todo pudesse ser fruto da falta do mesmo. E era; sou escrava de meu vício de muitos anos.
Mas basta abrir esta outra janela, a eletrônica, para ver que a perfeição está longe, mas muito longe mesmo do mundo para além dos poucos metros deste apartamento. Começamos o ano sem grandes tragédias, e isso já dá certo alívio, não? Nada de milhares de pessoas morrendo de repente devido a grandes terremotos, nenhuma onda gigantesca a inundar meio mundo, e os morros brasileiros parecem não estar dispostos a escorregar este ano outra vez. Contudo, e apesar da mudança do ano, os velhos problemas existem e persistem por um motivo mais do que banal: nós somos o problema.
Então, já estamos nós, a suprema criação divina (de acordo com a nossa egocêntrica visão), a estragar mais um ano novo em folha. Cá estamos nós planejando novas guerras por dinheiro, por religião ou por qualquer outro motivo estúpido demais para qualquer ser que tenha coração entender. E já há atentados com bombas a explodir pelo mundo. E ainda persiste a fome a matar por aqui e por aí, afinal, somos mais de 1 bilhão sem ter o necessário para comer neste planeta de 7 bilhões de almas onde poucos desperdiçam muito.
Concluí-se por isso, que não carecemos de grandes catástrofes enviadas por Deus para que a situação seja difícil, apesar delas venderem mais jornais e revistas e darem mais audiência aos canais de televisão. Pois, se é a ira da natureza que nos assombra em nossas confortáveis casas através da televisão, é a nossa cruel indiferença ao sofrimento continuo e diário que assombra àqueles que padecem à margem deste mundo ao qual eles parecem não pertencer. E, não há horror maior do que ver que o mundo que deveria ser para todos, é, na realidade, para poucos.  E, lá vem a minha dor de cabeça outra vez!
Boa semana, de consciência pesada no meio do verão, e um beijo para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário