domingo, 22 de julho de 2012

Mais um Menino




Nesta minha vida, tão cheia de meninos com meus sobrinhos e afilhado, imaginava que a chegada de mais um menino não deveria causar espanto ou grande emoção. Afinal, seria mais um menino; mais uma paixão. Sim. Porque, não sei por que cargas d’água, os meninos me encantam mais e além do que as meninas são capazes de fazer. Não que eu os ame mais do que a elas, não é uma questão de intensidade no amor. Mas eles são um mistério à parte, uma vida diferente da minha que me dá imenso prazer ver crescer. Por isso, quando penso em ter filhos, sempre penso em meu menino de cabelos encaracolados. Mas esta é outra estória.

Contudo, mais do que tudo, a chegada deste novo menino me assustou profundamente porque ele será filho do menino que esteve comigo a vida toda; meu irmão será pai. E, se sempre me foi muito difícil compreender meu irmão, entender seus problemas e seus motivos, aceitar a maneira como ele leva sua vida. Desta mesma forma, me foi difícil aceitar a maneira como o meu sobrinho surge neste mundo, pois, não foi assim que eu imaginei, que eu sonhei e como eu queria que fosse, a chegada do primeiro filho do meu irmão.
 
 Somos, e sempre o fomos, tão diferentes um do outro, brigamos tanto durante a infância e levamos nossas vidas tão independentes um do outro que chega a ser incomodo. Eu sei disso. Entretanto, amo-o e aprendi com ele que aos irmãos amamos porque amamos, simplesmente. Porque eles são feitos da mesmíssima matéria que somos nós, o sangue nos une e o amor é incondicional, mesmo que não haja muito em comum.  E como é difícil aceitar tanta diferença, e como, ao mesmo tempo, vejo o quanto ainda preciso aprender para aceitar toda e qualquer diferença.

Sérgio foi o primeiro menino que esperei na minha vida, o irmão que me minha mãe havia feito para mim. E, sendo assim, ele sempre foi meu sem o ser de verdade, pois ninguém o é. Por isso, não me espanta a raiva que às vezes sinto quando ele faz algo que eu julgo errado, já que quero o melhor para ele e algo que não me parece o melhor me apavora. Mas, quem sou eu para querer dizer o que será o melhor para ele, se nem sempre faço o que é melhor para mim mesma? Como posso querer que ele não cometa erros, se sei que todos erramos o tempo todo? Loucura minha, eu sei.

Serei tia, mais uma vez, e estou ansiosa pela chegada deste meu novo menino, mesmo que a princípio a ideia tenha me assustado muito. Desculpe-me, menino. A verdade é que já te quero bem, que não vejo a hora de conhecer seu rosto e ouvir seu nome. Serei sua tia com muito orgulho e todo o prazer que há nesta vida. Bem vindo seja.

Sérgio, meu irmão, e eu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário