quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Pais e Filhos




Papito e Mi, seguidos por mim numa tarde juntos.

Todo pai e mãe que se preza diz conhecer o filho como a palma da mão. Pois, numa contradição que parece um tanto quanto insólita, mas que não passa de um fato visto em sua totalidade e complexidade, esta é uma verdade verdadeira e uma ilusão idealista. Não há ninguém que conheça mais e, ao mesmo tempo, menos uma pessoa que seus pais. Somos aquilo que eles conhecem de cabo a rabo, do direito e do avesso; eu sei. Contudo, eu também sei que há os recantos que poucas vezes são vistos; os segredos de nossas vidas.

Pois assim o é, e na semana passada achei graça de minha mãe a conversar comigo sobre este assunto justo por causa de um dos textos escritos. De acordo com ela, eu não sou bem assim não como eu pinto e, além disso, ela queria saber quem viria a ser um “tal de um fulano de tal” e etecetera e tal. E apesar de tantos tais, a verdade é que ela está tão certa quanto errada. Não sou mesmo do jeito que eu pinto, apesar de não o deixar de ser. Pois esta é uma parte de mim, seguramente, apenas não é a parte que ela e meu pai conhecem tão bem.

Certo é, de acordo com meu vão pensar, que não há pessoa neste mundo que nos conheça completamente, nem mesmo nós mesmos; e segredos são uma parte fundamental da vida de cada um, de todos. Primeiro eles existem apenas por medo, como quando somos crianças e mentimos para não receber o castigo devido. Depois eles tornam-se uma questão de honra e sobrevivência numa adolescência na qual fazemos tudo aquilo que nos dizem para não fazermos por ser perigoso, proibido, um delito. Uma época na qual, suponho, somos seguidos de perto pelos olhos compridos dos anjos-de-guarda e, assim, sobrevivemos ilesos. O meu trabalhou muitíssimo bem, aliás.

Por fim, há os segredos que sempre existirão entre pais e filhos, aqueles que são guardados apenas para não preocupar demais e sem necessidade a outra parte. Nesta fase da vida quando muitas vezes os papéis se confundem um pouco, quando nós, os filhos, temos mais do que idade para sermos pais e, mesmo que ainda não o sejamos, cuidar dos que amamos nos parece ser mais do que um dever, um prazer. Bem, nesta fase segredos quase sempre existem apenas por um amor desmesurado por aqueles que, simplesmente, não queremos magoar. Desta forma, têm os pais seus segredos, e nós também os temos. Maneira simples de tentar fazer a vida do outro melhor; mais bonita. Uma maneira de dizer, sem palavras, que amamos demais àqueles que nos querem bem.

Um beijo a todos os amigos e um especial aos meus pais.


Mi e Papito, eu amo-vos muito e para todo o sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário