segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Entretenimento? - Música Universalmente Individual



Música Universalmente Individual

Entretenimento?, o novo disco do Senhor Carlos Nobre, a.k.a Carlão, nasceu no último dia 14 ainda antes de o dia amanhecer. Boa música veio ao mundo neste data para a alegria dos ouvidos de muitos e para o completo deleite dos meus olhinhos que, depois de tantos anos, (quase 10 deles!), continuam a encantar-se profundamente com as letras e as palavras deste tuga que a mim me fez apaixonar-me pela música lusa e pelo país que, até então, não figurava no mapa do meu mundo particular.

Sem poder ser imparcial, pois que a imparcialidade não será jamais companheira da paixão, Entretenimento? traz consigo o melhor do gênero e cumpre com esmero as funções da arte: catarse com direito a reflexão existencial e divertimento num só pacote. Pois, Entretenimento?, assim agarrado a um ponto de interrogação, nos encara de frente a questionar-nos sobre a frivolidade da existência humana moderna. Afinal, tudo vale a pena se, e apenas se, a alma não for pequena, não?

Muito para além do Bojador, Carlão definitivamente lançou-se ao mar e ao mundo no novo disco. Muito menos introspectivo, renascido depois do mergulho em seu mundo particular nos Algodões e da reflexão sobre si próprio em Quarenta, neste disco, apesar de sua escrita refletir essencialmente o homem Carlos, vemos que ele anda a olhar para mais além no horizonte.

Carlão definitivamente mostra que não é um MC, e sim um inteligente e poético representante da música popular portuguesa moderna. Um artista a ressaltar as qualidades únicas de tudo que nasce de misturas e por isso faz-se único, afinal o que é mestiço é diferente do “normal”, sobressai no e do meio e mostra-se impossível de copiar.  

Sendo assim, em Entretenimento? encontramos toques de Bossa Nova, reflexos do Fado, dicas de Hip-Hop, música eletrônica e tudo aquilo que o Seu Carlos sentiu fazer sentido cantar. No dia 14 de Setembro nasceu uma obra única e que está cá fora para ser ouvida com atenção. Eu de minha parte elegi as minhas favoritas: Entretenimento - Cerejas, Só isso – Repetido – Bebe um Copo – Na Margem -  Foge de Mim, (nesta ordem). Mas essa é uma seleção minha, mui particular e não vale para os outros o que para mim valerá, afinal no mundo musical universalmente particular de Carlão cada um tem o direito de criar um país só seu.






Nenhum comentário:

Postar um comentário