segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Sobre a nossa guerra infinita...




Sobre a nossa guerra infinita...

Eleições em meu país, o tal das bananas, coqueiros e samba; aquele que não se leva a sério mesmo quando a situação é grave. Pois, parece que não nos levamos a sério mesmo, como se isso fosse característica primordial do que vem a ser brasileiro. De um repente a angústia nos toma de assalto, já que parece que corremos em direção a um abismo gigantesco. Bom, não a todos nós, tupiniquins de nascença, pois há os que acham bom, bom demais, que o Sr. Jair seja o próximo presidente deste país. Para mim, e para muitos dos meus, esperar que algo de bom venha desse senhor é como aceitar que a solução de Thanos para salvar o mundo seja plausível e boa. Ou seja, que para salvar o mundo devemos primeiro destruir a metade dele.

Final do primeiro turno das eleições e estamos nós entre o fogo e a frigideira a ter que escolher para nosso futuro presidente entre dois homens que se intitulam salvadores da pátria-amada, ou o representante dele; salve salve Brasil. Santos do pau-oco de discurso populista e frágil quando posto à prova, e que faz pouco ou nenhum sentido; estes senhores nos pretendem nos levar à terra prometida: aquela que não existe. E o fato é que muito provavelmente nos perderemos a vagar pelo deserto.

Eu, por minha vez, já apertei o botão de alerta e o modo depressão on vigora. Aquele cujo nome não deve ser pronunciado, pelo que tudo indica, será o presidente do meu país. (E o Senhor Trump ganha um upgrade aos meus olhos, pois nós conseguiremos eleger um senhor muito mais absurdo do que ele para nos governar. Que vergonha!)  Então, a partir de 2019 em nome da família e dos bons costumes muita desgraça poderá ser feita e a violência será a solução para a paz em Terras Brasilis. “Às armas Brasil!”, deve ser o novo-velho slogan que nos guiará e as roupas camufladas estarão mais uma vez na moda pelas ruas.

E o outro candidato, aquele que representa o salvador dos salvadores, pode ganhar as eleições, não pode? Pode. Contudo, isso não fará diferença alguma para além da cor com a qual pintamos os nossos exércitos. A nossa frágil e jovem democracia corre risco de ser ferida de morte e por cá, no mundo real, não há Stan Lee ou seus heróis. Pare o Mundo que eu quero descer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário