domingo, 25 de agosto de 2019

Sem Ar



Sem Ar

Ita significa pedra, e eu sempre soube o que significa a palavra curumim. Mandioca faz parte da minha dieta desde menina, como de todo brasileiro. Amo pipoca e sei preparar tapioca. Entre as lendas e o folclore que construíram quem sou eu, mais do que princesas, há a Caipora, a Iara e o Saci Pererê. Pois, é assim, apesar de não haver em mim qualquer traço de sangue indígena e dos meus ancestrais terem vindo todos de além mar, a herança cultural indígena faz parte de mim.

Não compreendo a existência sem uma herança indígena, sem a mata como casa e sem as árvores como amigas com quem se conversa regularmente. Falo com minhas plantas, coisa que minha mãe me ensinou, e sinto falta delas como se sente falta de alguém que se quer bem. Não sei o que as pessoas no geral sentem quando estão perto das plantas pequenas ou das árvores gigantescas, mas eu sinto uma força enorme vinda delas; um poder silencioso e tranquilo que me faz respirar mais tranquilamente. Às vezes tenho ganas de ser árvore e ver, calmamente, a vida acontecendo ao meu redor.

Por tudo isso, além da tristeza que sinto pelo pouco respeito que meu país tem demonstrado por nossas florestas, ando a sentir uma revolta crescente e um cansaço agudo de ouvir tanta besteira sendo dita por quem, em teoria, me representa. O tal Senhor Jair é mesmo um ser que beira a repugnância com seu discurso hipócrita, ignorante e preconceituoso. Reflexo translúcido de seu falso interesse e respeito pelo nosso país e de seus arroubos de ditador imperial. Seu Jair, mais do que qualquer coisa na vida, quer mandar com mão forte e poucos argumentos. Já que para ele a única coisa que interessa são os interesses próprios, e de sua prole ignóbil, e a única verdade que conta é aquela que sai de sua perversa cabeça.

Seu Jair vive num mundo absurdo que é só dele e, infelizmente, anda a tornar o meu mundo mais cinza e triste. Um mundo onde há dias nos quais me esforço para respirar porque me falta o ar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário