terça-feira, 19 de julho de 2022

Presente de Amigo

Presente de Amigo

Coisa que amo é  Presente vindo de além mar, 
materialização das saudades de tantos anos distantes. 
Você partiu, eu parti, e nossos mundos fisicamente tornaram-se terras distantes. Mesmo assim, estou aí e você esta aqui. 
Palavras e sons numa garrafa, 
foguetes lançados através da rede chegam aqui trazendo um pouco de ti
poemas
canções
palavras
carinho que se faz desde outros mundos
Amigo,
perdoe-me pela ausência minha
tão errática perto da tua presença sensível

Está presente aqui; sempre

assim que eu puder
pego aquele avião prometido antes do vírus
e vamos nos abraçar e tirar um retrato juntos
teremos todo o tempo do mundo
ignoremos a distância
relativa
visitarei seu Porto com minha nau errante;
eu prometo 
te amo meu presente de amigo

Para o meu querido Israel
que me manda presentes lindos, sempre.


Conversa de Fim de Tarde Depois de Três Anos no Exílio 

Os garçons empilhando as cadeiras

 você me olhando e pedindo que fale

Por favor, fale, mas não escreva

Eu evitando os toques ruins dos ponteiros do relógio que anuncia a já famosa fuga de nossos corpos cada um para sua ponta da cidade

Se o nosso amor fosse revólver, eu seria o cabo e você a mira, tal como dizia a professora Jones é terrível a existência de duas retas paralelas porque elas nunca se cruzam e elas apenas se encontram no infinito

É verdade que nunca nos interessou a questão do infinito, mas os restos das ideias matemáticas, claro que sim

Eu na verdade prefiro mil vezes a sua xícara de chá ficando fria sob a mesa. Enquanto você fala sobre raízes quadradas enquanto, você fala sobre ladrões de figos, enquanto você fala sobre o tropeço da baleia.

Subitamente eu já nem sei sobre o que você fala porque a forma como o seu dente incisivo corta e suspende toda a beleza da cafetaria. Faz com que eu novamente entenda pelo sétimo dia é chegada a hora do cuco e do canto do cuco.

Portanto eu pego minha bicicleta e como e de costume você faz o meu retrato. Os cabelos todos desenhados no vento em jeito de menino que está sempre indo embora a mesma hora. E que amanhã se tudo der certo voltará a mesma hora para o mesmo amor, para a mesma mesa, para a mesma explosão. Com toda a certeza a mesma fuga porque você e eu, a gente, é feita de matéria escorregadia, isto é, manteiga, azeite, geleia e espanto."


by Matilde Campilho

2 comentários:

  1. Não há nada o que desculpar e sim somar. As ausências são sempre presente pra quem se mantém em movimento, mas as nossas linhas paralelas certamente se encontram no infinito. Estás sempre perto, pq os corações tem umas veias difíceis, mas a conexão do pensamento fica...e por mais que eu fume, as lembranças dos nossos concertos na praia eu ainda não esfumacei. Saludos, Carinho.

    ResponderExcluir