domingo, 11 de novembro de 2012

Pássaros



Eu detesto ver pássaros em gaiolas! Tadinho do bicho, ter o mundo inteiro para voar e não poder fazê-lo, só para satisfazer o egoísmo dos que os querem para enfeite!

Conheci um senhor que tinha dezenas deles, cada um na sua linda gaiolinha, no (pasmem!) porão da casa! Uma vez por dia ele punha todas as gaiolas no quintal para o banho de sol. Uma vez perguntei a este senhor se ele não tinha pena. Ele me respondeu que não, pois tratava bem os pássaros, as gaiolas eram espaçosas e nunca faltava água nem comida. Fiquei pensando o que ele acharia se o trancassem num quarto grande, confortável, onde servissem boas refeições nos horários certos, mas nunca o deixassem sair de lá...

Bonito mesmo é o pequeno jardim da casa dos meus ex-sogros. Cheios de vasilhas com água e frutas, um doce agrado para tantos bicos que lá vão passear todos os dias: sabiás, pardais, beija-flores, que vão e vêm quando querem, livres. Dá pra ficar um tempão na janela da cozinha, em silêncio, admirando e rindo com o beija-flor, valentão, que não quer deixar os outros aproveitarem a farra, só ele.

Aqui no prédio ao lado havia uma arara. Pensem numa sacada de 2 x 1 m. Nessa sacada a mente inteligente do dono do bicho conseguiu fazer um cercadinho e colocar a pobre arara lá. Cansei de vê-la tentando abrir as asas, em vão, porque o espaço não dava. Você pode dizer que era só o barulho comum que as araras fazem, mas pra mim eram gritos de desespero. Acionei as autoridades e depois de um empurra-empurra a Secretaria do Meio Ambiente me disse que o dono da arara tinha autorização do Ibama, ou seja a situação da arara ela legal. Legal pra quem? Ainda que fosse um bicho que não tivesse mais condições de viver solto na natureza, deixá-lo viver naquele cercadinho era a mesma coisa que decretar-lhe a sentença de morte. Mas passados uns dias ela não estava mais lá... Será que conseguiram um espaço maior ou ela não resistiu?

Não é bom demais ver uma revoada de pássaros no céu? Aquele é o lugar que Deus pensou pra eles... E se Deus já pensou a gente não precisava reinventar, não acham?

11/11/12
by Ana Paula Guedes (irmã de coração)

Nenhum comentário:

Postar um comentário