sábado, 20 de abril de 2013

As idades da vida




Há determinadas fases da vida que são difíceis, se não todas, porque assim que chegamos a elas não estamos lá bem adaptados ao fato. E nos sentimos desconfortáveis, vez ou outra, como se usássemos uma roupa que necessita de acertos para cair-nos bem. E fica-nos a sensação de que ainda somos quem éramos há anos atrás apesar das pessoas esperarem que tenhamos um comportamento completamente diferente. De repente somos adultos, responsáveis, e certas bobagens parecem, aos olhos alheios, não fazerem mais parte do nosso “metier”.  E eu penso: como não?

Por estes dias, dias passados com Lucas e seus quase treze anos, salta-me aos olhos esta luta de todo ser humano neste processo de adaptar-se a esta nova versão do seu eu. Vê-lo neste meio termo, numa mescla de criança crescida com adulto que um dia virá a ser, faz-me lembrar de que eu também ando as voltas com uma fase a meio caminho de um lugar ainda desconhecido. Ele será um homem em 10 anos e eu terei que assumir que a meia idade será uma realidade sólida e real. E, apesar destes fatos, sei que ambos, nós dois, ainda sentiremos que muito de quem fomos ainda estará por cá mesmo que o espelho mostre que estamos, verdadeiramente, diferentes.

Claro que, em alguns momentos, dá-nos uma vontade louca de segurar o tempo pelo rabo e puxá-lo para trás. Vontade de termos uma segunda chance para não deixarmos escapar pelos dedos aqueles que amamos demais, vontade de ver nossos meninos ainda pequenos a caber no nosso colo e a nos amar apaixonadamente e sem restrições. Mas não há como voltar atrás. E a verdade é que, se pensarmos bem, não queremos abrir mão de tudo e todos que hoje fazem parte de nossa vida para voltar no tempo. Não mesmo. Estamos, então, fadados a uma saudade quentinha do que já foi, dos que já foram.

Sobra-nos a vontade curiosa de um futuro que estamos construindo agora. Pois, a vida nunca será fácil de ser vivida, mas, e sem sombra alguma de dúvida, ela é muito boa, interessante e divertida; mesmo que, às vezes, ela nos assuste pra valer.

Um beijo a todos que fizeram, fazem e sempre irão fazer parte da minha vida: meus amigos e minha família.




Nenhum comentário:

Postar um comentário