sábado, 13 de abril de 2013

No Mundo de Dona Maroca




Ando a sentir-me personagem de folhetim, daqueles que ficam à janela vendo a vida alheia passar por achar que nada, mas nada mesmo neste mundo é mais importante que saber o que se passa entre as quatro paredes de outrem. E assim me imiscuo ao que a mim não me pertence, ao que não me diz respeito hoje e nunca o dirá, não por vontade própria, mas porque, tal como qualquer personagem, tenho minha vontade sobrepujada à vontade de meu autor bufão e tropical, o meu Brasil.

Pois que neste meu país, apesar de todos os pesares, de todos os problemas e questões tão importantes que nos afligem a cada dia, o que parece ser importante por estes dias e invade-me olhos e ouvidos, massivamente, é o fato de Daniela Mercury estar a dividir a cama com outra mulher. E fica a impressão que não nos interessa mais que haja ou não gente que mal come em nossas terras, que uma corja escolhida a dedo comande este nosso país, que tenhamos um dos piores níveis de educação e saúde dos países em desenvolvimento. E, por encanto, esquece-se que temos uma das mais injustas distribuições de renda do mundo nesta pátria rica de um povo, em sua maioria, muito pobre.  Nada, nadica de nada parece nos importar. Importa-nos apenas quem a fulana ou o beltrano está a foder como se isso tivesse qualquer relevância a alguém para além dos indivíduos que formam o tal casal.

E a verdade é que a mim não me interessa nem um pouco, nada mesmo, com quem a Sra. Mercury vem ou não a dormir, tanto quanto não me interessa a vida particular de quase ninguém a não ser a daqueles com quem divido a minha própria. E discute-se, como se fosse um caso de vida ou morte, se deve-se ou não ser legalizada a união civil  entre pessoas do mesmo sexo no Brasil. E eu pergunto: Como? Como podemos imaginar que devemos, ou podemos, nos meter na vida alheia assim? Claro que as pessoas que assim o querem devem poder casar-se com quem elas bem entendam. Amor é amor e jamais, em tempo algum nesta terra, será algo feio ou imoral. Duas pessoas adultas a querer dividir a vida para serem mais que amigas, para serem companheiras e cúmplices nos momentos em que mais se precisa é algo que deve ser legal em todos os sentidos que a palavra possa ter. Sim, isso é mais que legal, é algo muito bonito de se ver.

Talvez ande a faltar vida na vida de muita gente que, por falta de interesse na sua própria, procura interessar-se pela vida alheia. E isso, na arraia-miúda não chega a prejudicar quase ninguém, e faz mesmo é cansar a paciência dos ouvidos de quem compartilha tais redondezas. Mas esse não pode ser o assunto mais importante de uma nação. Uma nação e seus cidadãos devem preocupar-se, antes de tudo, com a liberdade de todas as gentes sem distinção de credo, cor, gênero, opção sexual e/ou qualquer outro detalhe que resolvamos ressaltar. O que significa que todos nós temos os mesmos direitos e deveres sempre, e quanto a isso não deveria haver sequer qualquer discussão.

Uma nação e os seus cidadãos deveriam preocupar-se em lutar pelo bem comum, por aquilo que afeta-nos diariamente e que poderia tornar a vida melhor e mais fácil para aqueles que têm menos possibilidades e poderes nas mãos. Falta-nos, isso sim, preocuparmos e lutarmos mais por aquilo que realmente importa: por uma sociedade mais justa e leal para cada um de nós.



Nenhum comentário:

Postar um comentário