sexta-feira, 24 de março de 2017

Pronomes


Pronomes


De um repente, feito golpe na nuca, chega-me,

numa tarde chuvosa,

a completa compreensão de quem sou;

de quem fui por anos e anos a fio.

Um erro da língua portuguesa!

Horas, dias, meses e anos dedicados à insensatez

de construir, parva e cega,

uma gramática para a minha ilusão;

a minha mais querida e acalentada ilusão sobre

como deveriam ser utilizados os pronomes eu e você.

Equivocada na construção pronominal, utilizei em tantas frases

o nós certa de que esta era a forma precisa para expressar

tamanha comoção que aqui e aí havia. Interpretação falhada; eu sei.

Assim, nunca me dei conta,

de que em nossas contas sem somas,

o plural jamais poderia ter sido utilizado para comunicar um sentimento

manco que, atinando à realidade

e a bem da verdade,

só existe aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário