quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O Primeiro Dia





O Primeiro Dia


Há muitos anos deixei de usar o uniforme azul do Colégio Metodista e comecei a estudar em uma Universidade. Achava-me tão independente e tão esperta que sentia já ser um ser humano adulto em toda a sua concepção. Eu tinha 18 anos. Comecei a trabalhar, e o fato de ter o meu próprio dinheiro e uma conta em banco queria dizer que eu não dependia mais dos meus pais. O meu nariz seria desde então e para todo o sempre só meu.

Hoje Lucas teve o seu primeiro dia na Universidade e isso marca, definitivamente, o início de sua vida adulta. Às portas dos 18 anos e com a namorada a seu lado, contamos os dias para que ele deixe de ser, para todo o sempre, só nosso. A bem da verdade isso já aconteceu. Entretanto, míopes, ignoramos o fato como se não enxergássemos os seus 1,85 metros de altura e a barba a cismar que deve mesmo habitar o rosto do nosso menino. O miúdo já está crescido.

Pois, neste instante a mim me parece que a vida deu uma volta completa em torno de si mesma, feito cão que morde o próprio rabo, e me revejo miúda achando-me gente grande. Apenas agora compreendo claramente quem eu era há décadas atrás: uma menina que não sabia quase nada da vida, e que acreditava estar sempre certa e, por isso, decidida a seguir sem medo o que minha cabeça me dizia. (Sorriso.) Bem, devo concordar que não mudei tanto assim, não?

Lucas não é mais um menino, eu sei. Nós sabemos. Porém ainda fazemos o exercício de compreendê-lo como um rapaz. Eita coisa difícil essa! E a verdade é que nós também tivemos hoje o nosso primeiro dia e o coração apertou um bocadinho. A partir de hoje, enquanto ele aprende a ser o homem que em pouco tempo será, devemos nós, sua família, aprender a vê-lo como tal. E a aceitar que ele será completamente independente de nós e, logo mais, decidirá o que é melhor para ele sem a nossa intromissão teimosa.  A nós, em breve, nos restará o papel de reclamar da ausência do miúdo que antes vivia ao nosso pé e a estarmos aqui para apoiá-lo para tudo o que der e vier por aí.


Um comentário:

  1. É minha irmã, tudo isso e ele nem é seu filho de sangue. Imagina minhas preocupações desde que realizei meu sonha de ser pai. Preocupações a qual terei pro resto de minha vida. Ainda esses dias fiz um acordo com minha princesa Vitória, acordo no qual em meu sonho combinamos que ela irá namorar ais seus 25 anos. Sonho o qual deve ser quebrado por algum bruxo bem antes desta idade. Muito bonito duas palavras. Parabéns. Te amo minha mana pra todo nosso sempre. Beijão.

    ResponderExcluir