domingo, 19 de setembro de 2021

A poesia paulistana


 


A poesia paulistana

 

Pela segunda vez vejo o pintor holandês a caminhar no meio-fio

Ele segue de pé, perdido,

objetos indistintos nas mãos e o olhar infinito

Assim olhou-me Van Gogh com seus olhos claros vidrados

rosto vincado e barba cor de girassóis

O vejo

Como vejo, com o passar dos dias, a multiplicação

de casas pelos gramados nos canteiros na minha cidade

casas de lona

casas de papel

casas que não têm teto e que não tem nada

casas que em nada são engraçadas

Uma senhora magra varre, todos os dias, um pedaço de terra

e eu a observo enquanto aguardo o semáforo abrir

Indiscreta

pela janela do carro,  sem pedir licença, invado a sala de estar dela

O que ela chama de seu nessa vida me assombra

me assombra pela minha covarde apatia cotidiana e coletiva

Numa destas casas um balanço pequeno feito de delicadezas

faz o meu coração apertar e sorrir ao mesmo tempo

Vida agridoce essa do brasileiro

vida pequenina

Van Gogh, na São Paulo poética e suja que eu chamo de minha,

caminha sem destino

sozinho

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário