quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

10

 



10

 

Bem, não ganhamos a Copa do Mundo mais uma vez. Uma pena? Bem 2, para mim que sou brasileira: sim. Contudo, e se levar em consideração o fato de que os melhores times devem, por justiça, apesar de o futebol não ser o mais justo de todos os esportes, chegar à final, não. Não foi uma pena não ter visto o Brasil na final já que não fomos tão competentes, criativos e capazes quanto franceses e argentinos. Não senhor. Apesar dos vários talentos, faltou-nos sermos um time valente e perigoso.

Contudo, e apesar da derrota no chocho jogo contra a Croácia, gostei muito dessa Copa por outros vários motivos que me agradaram deveras.

1.       Assisti a todos os jogos do Brasil com meu pai, além de vários outros jogos da Copa. Algo íntimo e que não acontecera até então. Apenas nós, os dois, uma cerveja e os olhos colados na tela. Críticas várias dele sobre o nosso desempenho, (creio não ser nada fácil achar graça em qualquer time depois de 70), eu nem sempre a concordar com ele (para variar ;D)... Pai e filha que sempre assistiram à bola juntos desde sempre... Foi muito bom termos essa uma Copa juntos. Essa foi a nossa Copa.

2.       Torci muito pelo Marrocos e aplaudi sua chegada à semifinal. Foi muito bom! Nada contra os países europeus e todo a sua competência futebolística a ganhar muitos títulos. Entretanto, já me incomodava profundamente ver tantos talentos de origem africana sem quase nenhum reconhecimento da força deste continente no futebol. Hoje fico a imaginar uma África rica e bem estruturada a mostrar todo o seu potencial nos campos. Nas ciências, na música, nas artes, nos esportes em geral... Imagine só como o nosso Mundo seria mais rico, interessante, diverso e bonito?!

3.       Lionel Messi é CAMPEÃO DO MUNDO!!! Meu ídolo, o gênio que vi em campo a jogar como ninguém. O único que eu chego timidamente a comparar com o Rei merecia a maior das honrarias do futebol. Torci para ele, solitária, em 2014. Torci para ele na última Copa América, que nada significaria para nós em 2021, solitariamente mais uma vez. E nada me importa isso de dizer que os argentinos são nossos arqui-inimigos na bola. Danam-se as regras dos outros. Torci para a Argentina em todos os jogos da Copa, e para mim, apesar de toda a rivalidade, foi muito bom ver a Argentina (e todo seu talento) campeã mais uma vez. Apenas sinto pena de não ter podido ver o maior Brasil e Argentina de todos os tempos na semifinal. Teria sido épico! Fora isso, nada de arrependimentos. Dessa vez, com meus sobrinhos, torcemos e sofremos por Messi, Di María e todo o plantel platino como nunca. Com Vitória a meu lado torcendo pelo meu ídolo como se ela realmente soubesse quem ele é. Paixão sendo germinada no coração dela por mim.

Ainda haverá muitas Copas para nós duas e o futuro futebolístico da família está sendo construído. Football mode loading...

Nenhum comentário:

Postar um comentário