segunda-feira, 22 de outubro de 2012

De volta à Realidade




A saber, que não há santos neste mundo, muito menos no âmbito político brasileiro, e estando acostumada à falta de vergonha na cara, disfarçada ou escrachada, dos políticos que no Brasil fazem carreira, nada deveria espantar-me a esta altura quando a maioria de nós vê com maior ou menor ceticismo o correr e ocorrer das coisas da vida. Entretanto, e muito contundentemente, anda a irritar-me deveras o fato de ver, e ouvir, o nosso ex-presidente, o Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, a gritar aos quatro ventos que os opositores ao PT precisam “criar vergonha na cara”. E não há como impedir a pergunta cá na cachola: Como é que é?

Alguém pode me explicar como este senhor tem a desfaçatez de fazer isso? O fato me irrita tanto porque já está a me irritar outro fato, aquele no qual o país inteiro parece fazer de conta que não vê o quão absurdo é fazermos de conta que o Sr. Lula não está direta e profundamente envolvido nos desvios e desmandos do Mensalão  cujo julgamento está em andamento no  Supremo Tribunal Federal. Isso é surreal, e me soa como uma piada de muito mau gosto.

Como podemos ainda admitir que, apesar de não estar sendo julgado, o que a meu ver deveria ter ocorrido, nosso ex-presidente fale aos quatro cantos sobre vergonha, caráter e honradez quando ele foi, e ainda é, o chefe maior e primeiro deste bando de ladrões que instalou sua quadrilha no Planalto Central? Fomos roubados, como já muitas vezes ocorreu, eu sei, concordo. Porém, desta vez, estão a esfregar na nossa cara toda a ladroagem e nós, ainda, fingimos que não percebemos o que está a acontecer.

Que nem todos sejam presos como gostaríamos que fossem, que as penas sejam muito mais leves do que imaginamos que deveriam ser, e que a justiça seja feita como sempre no Brasil: sem ser muito justa, ainda vá lá. Pode-se aturar porque nos escapam das mãos tais fatos. Mas admitir que o Sr. Lula fale de honradez e vergonha sem jogar um tomate podre sequer nele, sem vaias e, principalmente, sem mostrar nas urnas a pena maior que um cidadão pode dar aos maus políticos que é não elegê-los, isso já é demais. Até barata, com seu sangue que não chega a ferver, deve andar abismada nesta nossa Nação, tamanha a apatia brasileira. Será que o brasileiro esqueceu-se de como se grita o nosso “Pega ladrão”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário