domingo, 5 de janeiro de 2014

2014 loading...




E começou 2014, como todo novo ano, um tanto quanto preguiçoso. Bem, sei que isso de preguiça é feio, como muito bem me dizia minha mãe, pois que sou adepta da “dolce far niente” desde menina. E isso sempre foi tido como algo muito feio. Porém, como é bom um dia preguiçoso como hoje, domingo, um dia para se fazer nada, ou quase nada. Sabe, morro de inveja dos gatos neste quesito, a capacidade deles de viverem assim, como quem não quer nada, é uma arte. É lindo de se ver.

A verdade é que o brasileiro tem fama nacional, e internacional, de não ser lá um povo muito comprometido com o trabalho. O que na verdade, não é verdade de forma alguma. Temos sim nossa malemolência natural, nosso jeito despretensioso de ser, ou de mostrar-se em alguns momentos, mas a verdade é que trabalhamos muito, todos os dias, desde que o nosso mundo é mundo e que Cabral cá fincou seus pés. Eu já estou a trabalhar mais do que nos anos anteriores, o tempo urge enlouquecido em 2014 porque os meses, e o próprio tempo, neste ano serão contados de uma forma diferente. “Habemus” Copa do Mundo!

Este ano novo cheio de novidades como há muito não se via, além de estar dando seus primeiros passos lentamente, promete-nos desafios inesperados com a tal Copa do Mundo a ser realizada aqui. E eu, como muitos brasileiros, estou eufórica pelos jogos e não vejo a hora de estar nos estádios, de ver a bola rolar e todo o etc. e tal que me espera. Sempre quis estar numa Copa do Mundo, desde minha tristeza primeira com nossa derrota em 1982 e minha raiva eterna de Paolo Rossi e Toninho Cerezo. Neste ano este sonho de menina realizar-se-á. Sorrio só de pensar.

Contudo, como muitos brasileiros, sei que na prática, e de forma prática, nada em nossas vidas melhorará por conta da tal Copa. “Au contraire mes amis!” o que espera todo brasileiro é que nossos problemas aumentem com a tal da bola a rolar por aqui. Dias perdidos de trabalho e dinheiro perdido por isso, a impossibilidade de ir e vir nos dias de jogos com ruas fechadas e o transporte a custar dez vezes mais caro do que o comum, o mundo a descobrir que a infraestrutura no Brasil não existe mesmo e que apesar disso aqui tudo é muito caro, os alugueis nas cidades sede pela hora da morte, e por aí vai.

A verdade é que muito dinheiro foi gasto, e ainda o será, com a Copa do Mundo e nadica de nada melhorará para a população. Para além de termos estádios de futebol mais bonitos e modernos, e até eles estão longe do ideal, e de uma tentativa capenga de melhorar os nossos aeroportos, praticamente nada foi feito que justifique dizermos que a Copa do Mundo será algo bom para os brasileiros. Ela será boa para os brasileiros que irão aos estádios, como eu, mas este é um bem egoísta, pífio, que não deve, jamais, ser prioridade para um país como o meu, tão desigual e injusto.

Há alguns anos um amigo nos questionava sobre a validade das Olimpíadas na China, sobre o fato de que um país nada democrático e cruel para com seu povo não deveria, nunca, sediar jogos tão emblemáticos da superação do homem e do espírito de fraternidade. Pois, não é a fraternidade ou o espirito esportivo que movem Olimpíadas e Copas Mundiais, tal como príncipes encantados e fadas madrinhas não existem. Estes se movem e são movidos pelo dinheiro e pelos interesses políticos que, no final das contas, são a mesma coisa. O Mundo realmente deveria ser melhor, e o Brasil não merecia ser sede de Copa do Mundo e/ou Jogos Olímpicos, mas o é.

Porém, apesar do Mundo não ser justo e fraterno, sei que nós, individualmente o podemos ser. Portanto, mesmo que os governos deste ou daquele país não sejam lá um exemplo a ser seguido, sei que há milhares de cidadãos neles que são pessoas exemplares. E isso ainda é o que mais importa.

Bem, eu não estabeleci grandes metas para este ano, e com o meu egoísmo natural sei que estou a léguas de muita gente boa por aí. Quero melhorar meu trabalho e crescer profissionalmente, ser mais atenta às pessoas e ajudar-lhes mais. Prometi que não comerei mais tanto doce como antes e os restringi aos sábados, quero escrever mais e prometi para mim mesma que vou deixar o passado para trás e seguir em frente.Que venha 2014!

Um beijo a todos. 
Um beijo em especial aos amigos portugueses que hoje perderam seu maior jogador de futebol de todos os tempos - Eusébio, o pantera negra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário