terça-feira, 4 de março de 2014

Do lado de lá do lado do que cá está



Uma das coisas mais difíceis nesta vida é definir exatamente, claro e sem sombra de dúvida alguma, o que é o certo a se fazer nesta ou naquela situação. Saber se estamos certos, cheios e donos da razão, ou se estamos completamente equivocados em nossas decisões e atitudes durante a vida é muito mais complexo e custoso do que parece ser a princípio. Vamos, tal cegos de Saramago, a tatear pela vida e a mostrar que a nossa natureza humana não é tão boa quanto cremos ser. Isso de sermos falíveis e imperfeitos tem sua beleza, eu sei. Mas o fato é que o ônus que tais qualidades trazem pesa demais às vezes.

Certo é que há os tais dos dez mandamentos e que as leis estão cá para que as cumpramos. Entretanto, entre matar alguém e cobiçar a mulher do próximo há uma distância gigantesca, e os pecados grandes ou pequenos são cometidos a miúdo sejam eles movidos por boas ou más intenções. E na maioria dos casos a questão não reside em saber se as intenções são boas, contudo em perceber por intenção de quem é que elas são.

Sempre me achei uma boa pessoa, apesar de apenas meio ciente de minhas imperfeições e limitações, verdade. Mas, ainda assim: boa. Nunca matei nada para além de formigas e baratas, e procuro não magoar as pessoas, apesar de saber que, às vezes, o faço. Porém, tal como o inferno, eu estar cheia de boas intenções talvez não seja uma garantia atestada da bondade e beleza d’alma que me habita. Sei que não sou um monstro, não é disso que se trata. Porém, percebo, em contradição com o meu dramático egoísmo costumeiro, que não sou o anjo de pessoa que por vezes imagino ser.

E se já nos é um tanto doído perceber que não há tanta beleza do lado de fora ao nos olharmos no espelho, perceber que pode haver a feiura cá dentro dói muito mais. E entendemos que não nos conhecemos tão ampla e à luz do dia como no dia a dia nos parece ser. 

Então, noutro dia, quando ouvi alguém afirmar que, com o tempo e o distanciamento, ele pôde, afinal, perceber a quão feia a menina é por dentro apesar de por fora não o ser; assustei-me. Não que o dito tenha sido explicitamente dito para mim. Talvez sim. Talvez. Mas isso não importa.  O que importa é que, desde então, ando a olhar-me no espelho a tentar enxergar o quão feia sou, ou não, por dentro. Feito a Alice, ando a vasculhar no reflexo o que há do lado de lá do lado que cá dentro está.



Nenhum comentário:

Postar um comentário