domingo, 6 de novembro de 2016

A minha redação do ENEN: A Metamorfose




A minha redação do ENEN: A Metamorfose

Não, essa não será uma redação sobre o Senhor Kafka e sua neurótica barata. Longe disso, aliás, à bem da verdade, esse conjunto de ideias e sentimentos juntos não pode nem mesmo ser chamado de redação. Afinal não são seguidas aqui as normas e as regras que engessam os dedos dos domados redatores em suas provas de língua portuguesa, ou de qualquer outra língua. Aqui os dedinhos são livres e batem nas teclas que mais lhe chamam a atenção. Aquelas que sorriem para eles.

Hoje é dia de ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, coisa que não me preocupa há décadas, já que o tal Ensino Médio vive na pré-história de minha existência. Sim, já sou uma “quase-senhora”. Contudo, neste fim de semana, munido de uma coleção de canetas, água e certa preguiça, (afinal quem sai animado para uma prova num domingo de sol? Ninguém normal, bora combinar!), saiu pela porta o Lucas – a.k.a meu filhote.

Foi sozinho, como eu décadas atrás ia para as provas de vestibular, porque já não precisa mais de ninguém que o acompanhe pela cidade. Ele é gente grande, ou um “quase-adulto” como gosto de chamar, com seus quase 1,85m de altura e a pouca vontade de nos acompanhar em qualquer coisa que seja. E cá esta a minha metamorfose particular, meu momento de mudança existencial profundamente bonita de ver: meus miúdos estão a virar gente grande de verdade e o tempo não para de correr!

Lucas prepara-se para a Universidade, Dedé já se senta e bebe ao meu lado como se isso fosse completamente normal, (e o é com seus quase 20 anos), minha boneca, Gika, começa o ensino médio em poucos meses. Segurei-me para não dar vexame em sua Missa de Colação de Grau no último sábado, porém não prometo nada para o tal dia da Colação a sério. Sinto tanto orgulho e tanta alegria de vê-los crescido que em alguns momentos é difícil demais segurar e a tal felicidade transborda. Coisa de tia-um-pouco-mãe-boba, eu sei. C’est la vie!

Claro que sinto umas saudades abissais do tempo que eles cabiam no meu colo e que andavam de mão dada comigo. Eu era um porto seguro para eles e isso me fazia muito bem. Ah, sensação inigualável é essa de ser amada sem restrições, não? Pois, apesar de tanta saudade, amo profundamente vê-los crescer, muito mesmo. E não trocaria esses pequenos momentos de um cotidiano que se renova a cada seis meses por nada nesta vida. Nada mesmo.

Claro 2 que ainda tenho os meus miúdos pequenos, Pedrão, Digo, Bi, Nico e Vivi, e que isso faz com que a minha baratinha interior não enlouqueça e se sinta uma total pária no mundo atual. Ainda tenho as mãozinhas pequenas a buscar pelas minhas no meio do caminho e isso acaba com qualquer carência deste universo. Daí que não há quaisquer necessidades de benzodiazepinas na minha vida e não haverá ainda por muito, muito tempo mesmo. Oxalá!

Ao meu Lucas que saiu de casa a reclamar que deveria fazer, por obrigação, a terceira redação numa semana. Pois, cá vai uma de presente feita apenas por querer. Querer bem a vocês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário