sábado, 26 de agosto de 2017

Hasta luego mês de Agosto!



Hasta luego mês de Agosto!

A compor a minha mítica pouco lógica, o mês de agosto figura como o mês no qual tudo de errado pode acontecer desde que me conheço por gente. Agosto mês de desgosto, mês de cachorro louco, são verdades que me acompanham desde menina sem eu saber muito bem seus porquês. Creio que porque assim minha mãe me ensinou, porque assim se diz popularmente no Brasil. Porque sim e fim, oras. Afinal todo ser humano tem direito às suas bobagens sem explicação, às suas idiossincrasias e todo o etc. e tal, não? Pois.   

Bom, o fato é que a morte de minha mãe exatamente neste mês fez da crença infantil um fato. De fato, agora para mim, agosto é um mês triste. Muito triste porque ela me faz muita falta, e as danadas das saudades com o tempo crescem. Dois anos depois e elas já têm o tamanho do Pico da Neblina, ou seja, mais de 2.990 metros de altura e não há nada que eu possa fazer a não ser acostumar-me com as nossas conversas em forma de monólogo: Eu continuo a conversar com a Mima, mas as respostas dela não chegam mais aqui. C’est la vie.

Neste Agosto, para piorar a reputação do mês, morreu Jerry Lewis; além de muita gente como sempre, verdade. Porém, Lewis foi o rei das minhas tardes de TV; um dos pilares da minha infância de cabeça fresca e cheia de fantasia. Os tais pilares eram constituídos de música, televisão, brincadeiras, amigos, o futebol, a família, o Ballet e os livros. Caetano, Ney Matogrosso, Drummond, Elis Regina, Elvis Presley, John Lennon, Mafalda, Charles Chaplin, Os trapalhões, Jerry Lewis, o Pica-Pau, Kiss, Os Beatles, Clara Nunes, a Portela, Vai-Vai, o Corinthians, os domingos na casa dos meus avós, as estórias da Mônica, Machado de Assis, as férias na praia, Vinícius de Moraes, os amigos da rua, Chico, Jobim, Nureyev, Monteiro Lobato... Minha mãe levando ao meu irmão e a mim ao cinema no meio da tarde. Essa era a minha vida.

(Parêntesis Histórico: Hoje me parece no mínimo curioso que no meio de uma ditadura militar tão dura minha infância tenha sido tão doce e alegre. Amém!).

Sendo assim, sempre fico feliz quando o tal famigerado mês de agosto fica para trás. Além disso, depois do tal vem o mês de setembro; lindo e único para mim. Mês da Primavera e de eu ir para a minha terra a ver meus amigos, minha família e rir. Setembro, o mês que eu nasci há milhares de anos. (Risos) Ou quase isso. Sempre conto os dias para a chegada de setembro e neste ano não será diferente. Passagens compradas e contagem regressiva para duas idas cheias de propósitos, desejos, expectativas e intenções boas-de-mais-da-conta para o nono mês do ano. Tchau Agosto! Pede passagem o mês de Setembro que vem com suas festas, encontros e muitos beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário