quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Homenagem



Homenagem



Gosto de achar que tudo nesta vida, ou quase tudo (praticamente tudinho porque sou mesmo parva), tem uma razão de ser. Sendo assim, característica um tanto mística minha ou mania, busco conexões nos fatos que acontecem nessa vida. Vida que, sendo completamente racional, não tem razão alguma de ser. Ou tem?

Por isso, agradou-me em demasia o fato de ontem ter, finalmente, feito minha tatuagem em homenagem a Mima na Mooca; zona leste de São Paulo. Minha mãe como meu pai, e como tantos outros paulistanos, são filhos ou netos de imigrantes europeus e descendentes de africanos pobres. Gente que veio para o Brasil e para São Paulo em busca de uma situação de vida melhor e que ingressou nas fábricas que nasciam nesta cidade.

São Paulo é feita de indústrias e do comércio, e eu uma descendente nata do proletariado que ajudou a construí-la, nascida no Ipiranga e criada nas periferias. Sei que nunca pisei num chão de fábrica e que, com meus primos, faço parte da primeira geração de nossas famílias a fazer de lugar comum as salas de aula de Universidades.  Sei bem que tenho uma vida muito distinta daquela que tiveram meus avós, entretanto, jamais esquecerei quem sou e de onde vim. Mesmo que à primeira vista não fique tão claro assim, sou ZL sim senhor.

Do Ipiranga onde Dom Pedro deu o tal grito até a Mooca, terra dos armazéns e das antigas fábricas, é um pulo só. Por suas ruas caminham os manos e as minas, gente que fala alto e que gesticula pra caramba porque a discrição nunca foi o nosso forte. Na terra do samba, do rap e do rock a etiqueta é outra e não há muito espaço pra frescura típica de outros ares da terra da garoa.

A tal tatuagem, feita pelo Dersão que é um artista na concepção mais pura da palavra, ficou muito bonita; ficou linda. Em homenagem à minha mãe, a Mima, agora em meu braço direito habita um beija-flor em pleno voo. Bichinho pequeno, colorido, valente e inquieto assim como era ela. Assim como me fez a Dona Odila.




DerLu Tattoo. Rua Conselheiro Lafaiete nº 131, Mooca – SP 
WhatsApp (11)996449025

Nenhum comentário:

Postar um comentário