quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Suassunices



Pitadas de Ariano Suassuna que morreu cedo, ainda muito jovem aos 87 anos. Ele me faz saudades há 03 anos. Saudades do brasileiro que foi e do escritor que sempre será. Saudades de suas palavras que fazem minha alma sorrir. Contagem regressiva para que seu novo livro se poste diante de meus olhos. "Romance de Dom Pantero no Palco dos Pecadores" são mil páginas escritas durante 33 anos, lançamento póstumo dele para a minha futura alegria.

Suassunices

“Que eu não perca a vontade de ter grandes amigos, mesmo sabendo que, com as voltas do mundo, eles acabam indo embora de nossas vidas.”


“Tenho duas armas para lutar contra o desespero, a tristeza e até a morte: o riso a cavalo e o galope do sonho. É com isso que enfrento essa dura e fascinante tarefa de viver.”


“Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o único mal irremediável, aquilo que é a marca do nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num só rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre.”
In O Auto da Compadecida


“O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado.”


“O autor que se julga um grande escritor, além de antipático é burro, imbecil. Um escritor só pode ser julgado depois da sua morte. Muito tempo depois.”


Só o teu nome é o que importa!
Todos os outros são erros.
Tu tens a chave da porta
dos sonhos e pesadelos.


“O ser humano é o mesmo em qualquer lugar, em qualquer tempo, em qualquer que seja a sua condição. Você pode ser rico ou pobre, mas os problemas que afetam verdadeiramente o ser humano são os mesmos.”


“Eu não tenho imaginação, eu copio. Tenho simpatia por mentiroso e doido. Como sou do ramo, identifico mentiroso logo.”


“Se os alemães não leram Guimarães Rosa, Euclides da Cunha ou Machado de Assis, quem perde são eles.”


“A globalização é o novo nome do imperialismo, e o gosto médio é uma peste, é muito pior do que o mau gosto.”



“Não tenho medo (da morte). Só tenho medo de morrer sem terminar um livro que eu esteja escrevendo; e não ter uma morte limpa. Eu quero pelo menos uma morte limpa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário