domingo, 18 de março de 2018

Sobre o Vento que as Palavras podem Fazer



Sobre o Vento que as Palavras podem Fazer

Mais do que tudo o que deveria importar, nesse mundo de likes, fake news e 5 segundos de fama, chamar a atenção é o que conta. Aliás, esta parece ser a meta de vida, a única coisa que verdadeiramente importa a muita gente. Para tal propósito ser atingido há quase uma receita infalível no mundo virtual: falar mais do que se deve sobre o que deveria ser privado, discorrer sobre assuntos praticamente desconhecidos e de maneira inverídica, e bradar a plenos pulmões contra tudo e todos.

Para muitos estas são práticas tão comuns quanto almoçar; um ato rotineiro, diário. E isso, apesar de sua gravidade, parece-nos algo distante da realidade vivida por nós, os simples mortais distraídos, e, portanto, acaba por nos passar ao lado. Não damos a devida importância a esta falta de caráter em moda, já que isso de estórias inventadas, tramas mentirosas e afins são coisas para políticos, gente famosa e/ou folhetins popularescos.

Infelizmente, não é bem assim. Pois que, apesar de sermos tão desimportantes quanto se pode ser num universo sem fim, a tal da mentira institucionalizada para seus devidos fins: chamar a atenção, chega até nós sem um aviso que seja. Sem uma pequena nota sequer. E ela pode causar danos mais graves e sérios do que podemos prever e do que deveria. Ela pode mudar nossas vidas para sempre.

Pois que uma destas invencionices sem fundamento atingiu a um amigo feito trem-bala em movimento. Passando por cima dele sem qualquer razão e deixando a todos nós confusos e perplexos. E da pior maneira possível, aprendemos que alguém pode sim dizer o que quiser sobre outra pessoa, pode inventar fatos, contar meias verdades, mentir de fato e, ainda assim, ser a pessoa a quem se dá a razão. E isso, apesar de não parecer, é completamente assustador quando visto de perto.

Sem saber das razões para tal falácia, parece-me apenas que a dona delas quer, como tem demonstrado regularmente, chamar a atenção para si de toda e qualquer maneira. Espero que ela perceba, antes do que tarde, a crueldade que, sem a total consciência do fato, cometeu. Porque se as palavras podem ser levadas pelo vento, neste caso, elas gestaram uma tempestade sem precedentes por aqui e jamais serão esquecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário